Para manter a cidade limpa a Prefeitura de Contagem trabalha com a coleta regular de lixo, que atende integralmente aos moradores e também oferece locais específicos para o descarte de materiais inservíveis, que são os Ecopontos. Mais uma vez a parceria com a comunidade é fundamental para que o município seja cada vez mais um bom lugar para viver.
Apesar das ações de zeladoria realizadas pela Subsecretaria de Serviços Urbanos, ainda são recorrentes episódios de descarte irregular de materiais diversos em via pública, como entulhos de construção e demolição, móveis inservíveis, entre outros. Esses resíduos acarretam problemas ao meio ambiente e à saúde pública, ocasionando o entupimento da rede de drenagem pluvial, provocando inundações e o surgimento de vetores de diversas doenças, além de aumentar, significativamente, os custos do município com limpeza.
Em visita ao bairro JK, na região do Eldorado, para acompanhar os serviços de capina e limpeza urbana nesta semana, a prefeita Marília Campos deparou-se com móveis descartados indevidamente na calçada e aproveitou o ensejo para fazer um apelo à população. A equipe de comunicação fez o registro.
“A gente discute muito o conceito da cidadania plena, que é o direito à educação, à saúde, à cidade bem cuidada em todos os seus aspectos. Mas, também, cidadania implica em deveres. Poluir as ruas com entulho não é uma postura cidadã. Precisamos que o Poder Público e cada morador abracem, juntos, o desafio de construir uma cidade melhor para vivermos”, disse.
Em 2022, foram recolhidos, aproximadamente, 21 mil toneladas de entulho descartado de forma irregular em áreas públicas, áreas verdes, margens de córregos, calçadas e canteiros centrais das principais avenidas de Contagem. A cada vez que este serviço de remoção manual e mecanizada é realizado são mobilizadas duas máquinas modelo retroescavadeira, cinco caminhões e a mão de obra de oito profissionais.
Ecopontos, espaços corretos para o descarte de resíduos diversificados
Para eliminar o descarte de inservíveis em áreas públicas da cidade, a Prefeitura disponibiliza, atualmente, 22 ecopontos distribuídos nas oito regionais de Contagem. Eles funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h50. Esses locais possuem caçambas estacionárias para disposição de pequenas quantidades de resíduos diversificados de até 1 m³ por pessoa/dia. Segundo a subsecretaria de Serviços Urbanos, os ecopontos receberam, aproximadamente, 54 mil toneladas de resíduos diversos no ano passado. Em 2023, a meta é ampliar a capacidade, como destacou a diretora de Saneamento e Mobilização, Nilma de Souza Pena.
“Para melhorar ainda mais o atendimento à população, vamos promover a readequação dos ecopontos e disponibilizar maior número de caçambas para armazenamento diferenciado dos resíduos, com vistas à reutilização e reciclagem, aterrando somente os rejeitos. Nossa meta é ampliar a vida útil do aterro sanitário de Contagem, que conta atualmente com apenas mais cinco anos”, explicou.
Além de usar os ecopontos, o subsecretário de Serviços Urbanos, João Batista de Lima Filho, orienta a população sobre o descarte de lixo diário. “A coleta convencional domiciliar e comercial tem abrangência de 100% na cidade. Moradores, comerciantes e demais geradores de detritos devem observar a frequência da coleta na sua região, embalar adequadamente os seus resíduos e dispô-los somente nos dias e horários definidos pelo sistema de Limpeza urbana, além de usar lixeiras e contêineres para o armazenamento correto desses resíduos. Os bairros que já contam com o serviço de coleta seletiva de resíduos potencialmente recicláveis devem separar plásticos, papéis, metais e vidros, em atendimento à Lei Nº 3.676/2003 e entregar no dia de recolhimento definido e informado para o local”, ressaltou.
A equipe de Mobilização Social da Limpeza Urbana percorre a cidade regularmente levando informações e sensibilizando a população sobre as práticas adequadas em relação aos resíduos gerados. Lembrando que a lei nº 188/2014, que define a política e diretrizes de limpeza urbana na cidade, prevê notificação e multa de R$50 a R$1,5 mil para quem insiste nas práticas irregulares. Denúncias e mais informações podem ser obtidas pelo 0800-2831225.